Amélia Rosa ganhará parklets em toda extensão da avenida

A Avenida Antônio Gomes de Barros, antiga Amélia Rosa, vai ganhar dez parklets. O primeiro será implantado em fevereiro na calçada em frente ao Armazém Guimarães, primeiro empreendimento a mostrar interesse pela proposta da Prefeitura de Maceió. Qualquer empreendimento pode habilitar-se a implantação dos equipamentos, que fazem parte do projeto de reforma do canteiro central da via, já iniciado.

Os parklets são espaços públicos e funcionam como mini praças que ocupam o lugar de uma ou duas vagas de estacionamento em vias públicas. Os equipamentos serão construídos com madeira de reflorestamento e dotados de bancos, mesas, palcos, floreiras, lixeiras e paraciclos, segundo um modelo criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet). A instalação será sempre próxima a um estabelecimento comercial e integrado à calçada, paralelos ou perpendiculares. Os equipamentos serão custeados com recursos de parceria público-privada (PPP) e outorga onerosa.

Segundo o secretário-adjunto de Planejamento Urbano, Tácio Rodrigues, a instalação dos parklets é um negócio bom para toda a comunidade. “O comércio ganha uma área de reunião de pessoas e as pessoas ganham um espaço de encontro, descanso, com espaço verde e público. Os interessados na parceria podem procurar a Sedet para a adoção de um espaço público na área de seu interesse, em frente ou próximo ao seu comércio. Uma equipe fará os estudos para adequação do espaço e viabilizar a implantação, de acordo com o modelo e as condições ideais de acessibilidade”, detalhou.

31/01/2020