Arranjos Produtivos Locais capacitação a agricultores de Palmeira dos Índios

Os participantes da Feira da Agricultura Familiar de Palmeira dos Índios recebem, durante os próximos três meses, oito capacitações direcionadas ao estímulo à comercialização de seus produtos. Os encontros são quinzenais e acontecem as quintas-feiras a partir das 7h30 na sede da Junta Comercial do município, localizada no bairro Centro.

Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Sebrae e Prefeitura local, as reuniões ofertam oficinas que trabalham da gestão de propriedade à comercialização de produtos em feiras livres e políticas governamentais de agricultura familiar. Serão contemplados 20 agricultores, sendo oito deles parte da Associação dos Produtores de Hortaliças do Sítio Santo Amaro, zona rural de Palmeira dos Índios.

Para o gestor do APL de horticultura Humberto Sant’Anna, as capacitações podem se desdobrar em novos formatos de comercialização dos produtos. “Nosso objetivo é organizar uma feira sustentável e permanente dentro do município, onde os agricultores possam montar melhor suas bancas e fornecer um bom atendimento ao cliente”.

A assistência fornecida aos beneficiados pelo Programa de Arranjo Produtivo Local (PAPL’s) no agreste é um meio importante para a emancipação financeira dos produtores rurais. Em Alagoas, esse acompanhamento é feito pela Sedetur e entrou em uma nova fase recentemente com o lançamento do Programa Alagoas maior, que tem o objetivo de preparar os associados para a fase final de comercialização de produtos, garantindo melhores condições de cultivo e ampliando as possibilidades de vendas.

Ascom – 29/06/2018